segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Iluminação e meu projeto luminotécnico trivial da sala de estar

Olá Pessoal!

hoje vou falar sobre iluminação e sobre meu projeto luminotécnico, se é que posso chamá-lo assim, rsrs. Nas  minhas buscas incessantes pela net, descobri algumas informações providenciais sobre as lâmpadas, que me ajudaram a elaborar o meu projeto. Gostaria de opiniões, retificações e críticas, ok? 

Como falei, sou a arquiteta, a engenheira, a curiosa da minha reforma, rs. Então, vou  dividir com vcs  minha experiência nessa jornada.


Vamos lá?

Existem centenas de tipos de lâmpadas no mercado. Dentre dessas inúmeras opções a tarefa é saber qual é a melhor que se adéqua ao seu projeto e ao seu bolso.

Nos meus passeios cibernéticos, encontrei algumas matérias pertinentes, com as quais conseguir montar o meu projeto, conferindo a ele o tipo de efeito que gostaria de obter. 

O primeiro ponto nesse tipo de projeto é ter um bom eletricista, o segundo é preocupar com sua funcionalidade, o terceiro é relacionar o consumo de energia gasto e o quarto é obter sucesso com os efeitos para fins de decoração, sem deixar o ambiente sobrecarregado.


Vejam algumas dicas do site Redação Ig, 03/04/2012

1- Cuidado com o exagero. Lâmpadas muito fortes ou em excesso podem tornar o ambiente frio e impessoal. A iluminação certa deve valorizar o ambiente e trazer conforto visual. 

2- Combinar mais de um tipo de fonte de luz no ambiente é sempre uma boa pedida. 

3- Tente estabelecer uma harmonia entre as questões funcional e estética da luz. 

4- Áreas de trabalho intenso como bancadas de estudos ou da cozinha precisam ser bem iluminadas. O ideal é instalar pontos de luz difusos, com luminárias de, no mínimo, 60W. 


5- Spots instalados estrategicamente ajudam a valorizar um canto ou detalhes do ambiente como uma obra de arte ou um objeto de decoração. 

6- Quebre a dureza de um ambiente com luz centralizada com um abajur ou luminária de chão com lâmpada de diferente intensidade 

7- Invista em lâmpadas LED. Apesar do alto custo inicial, ele será recompensado à longo prazo, pois elas duram muito mais, não esquentam ambiente e são mais ecológicas. 

8- Economize na conta de luz trocando as lâmpadas das áreas de serviço , cozinha e escritório por fluorescentes ou econômicas. 

9- No jardim, aposte em lâmpadas coloridas – amarela, âmbar e verde – para ressaltar a coloração das plantas e detalhes de madeira. 


10- Se for colocar luz dentro da piscina, recorra a uma empresa especializada para que a instalação seja segura e não ocorram problemas futuros. 

11- Invista em um bom projeto de luminotécnica, mas não se esqueça de valorizar também a entrada de luz natural.




Projeto da  minha sala de estar

Croqui desenhado por mim para terem uma ideia

Na sala, em cima do rack,  usarei  duas dicroicas - 35 w - 60graus -  anti-ofuscante  (em cada extremidade) para conferir o efeito de lavar parede. Limito-me a dois pontos, pois tenho receio de prejudicar a visibilidade da tv.



Na iluminação geral usarei Halopar 20 difusa, que dará este efeito.

Fonte da imagem: site Vistosi


No cortineiro iluminado, usarei fita led (cor branca quente que tem o feito amarelado). Nele há possibilidade de outras lâmpadas como: fluorescente tubular com filtro âmbar, mangueira luminosa com luz mais suave. Veja o efeito foto abaixo

Fonte da imagem site: Santos e Santos.

Haverá dois pontos do lado esquerdo da porta que usarei duas dicroicas de 50w - 60 graus para destacar uma tela que colocarei ali.

Projeto da arquiteta Suzy Melo.


Ja no ponto do lado direito da porta, usarei uma halógena R70 - 50 w -  8 graus, para surtir um efeito cênico pontuando um tipo de adorno que ficará em cima de um aparador.


 Fonte da imagem site Obravip.


Enfim, para sala de estar é isso, não esquecendo dos nichos que serão iluminados com lâmpada dicroica, 35w, um capítulo a parte da sala, no entanto a integra também. 

Depois vou colocar meu projeto da sala de jantar, do corredor, banheiro e do quarto do casal. Espero que gostem,  bjkas e força sempre! Ah não esqueçam de dar pitacos.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Gesso: sanca aberta ou fechada?

Companheiras e companheiros,

preciso muito de vcs nesta nova tarefa, qual seja, colocação do gesso. Como é sabido, na parte de acabamento da sala,  do quarto, do corredor,  o gesso  é a primeira etapa que deve ser executada, pois devemos começar de cima para baixo. 

Então, as dúvidas são as seguintes:


Sala de estar

Sanca aberta?



Sanca fechada sem moldura?



Sanca fechada com moldura?




Qual seria a largura sanca? 40cm, 50cm ...


Gostaria da ajuda de vcs, opinem, critiquem, por favor, bjkas no coração de cada uma (um).


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Nicho: help, ajude-me, por favor

Vizinhos e vizinhas,

na foto abaixo, temos o nicho do banheiro social. Veja o que aconteceu? No projeto da designer, ele pegaria de uma parede a outra, contudo, ao quebrá-lo, descobriu-se que há uma coluna de 30cm do lado esquerdo. Chatinho, né? Então, obrigatoriamente deixaremos 30cm do lado direito, para haver simetria. 

Agora, estamos na dúvida se iremos assentar nos 30cm o revestimento do banheiro ou a pastilha do nicho. O que vocês acham? Ou tem outra ideia para nos dar. Ajudem-nos nesta tarefa.







Fiquem na paz e força sempre!



sábado, 16 de fevereiro de 2013

Nicho da sala de estar em construção

Olhe o meu nicho ai gente!  




Vejam de onde saiu a minha inspiração
fonte: realizandoareforma.blogspot.com.br/

Ele de mais perto.




O que acham, tá parecido? Gostei muito, rsrs.



Inspirações para decorá-lo:




harmonia nas cores, super bonito.

Posso também enfeitá-lo tematicamente, por exemplo: no natal coloco peças de natal. Ai, temos: carnaval, páscoa, primavera entre outros. Enfim, são inúmeras opções.

É  isso, bjkas.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Quarto de empregada que se transformou em sala de jantar

Vizinhas e vizinhos,

neste post falarei sobre a transformação do quarto de empregada que ganhou estatus de sala de jantar.

 No projeto inicial do apê era assim:



Na foto acima, no fundo é a sala de estar e o espaço onde está a poltrona seria o local que ficaria a mesa de jantar, contudo achamos que ficaria muito pequena, então resolvemos quebrar a parede onde as gavetas estão encostadas e ampliar a sala de jantar. 

Veja na foto abaixo, a porta do quarto, cujo acesso era pela área. Já a porta no fundo, é um banheirinho que iremos futuramente modificá-lo também, no entanto estamos amadurecendo a ideia como iremos executar isso, alguém se habilita para palpitar? Estamos abertos a opiniões, todas são muito bem vindas.




O resultado do quebra quebra está na foto abaixo, já com a alvenaria levantada e emboçada.



A sala de jantar vista de outro ângulo.


A parede acima ficou um pouco estranha, tipo um caixote, rsrsr. Ai, ficamos na dúvida, retiramo-na ou deixamo-na? oh dúvida cruel! Mas, pensamos bem e  resolvemos deixá-la, no nosso ponto de vista, com o rebaixamento e uns nichos que iremos colocar para decorá-la, ficará com outra impressão. A ideia do nicho copiamos da colega blogueira do site "realizando reforma", créditos para ela, rsrsr. Por isso que tô amando esse mundo de blogs, ja que nos ajuda muito. Delícia, delícia.


Bom é isso pessoal, espero que goste! Espia e comente bastante! Bjkas e força sempre!

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Cubas, bacia convencional e torneira

Banheiro social em tom creme





Cuba Apoio Universal L 68 Oval Porcelana Deca - Branca


Torneira para Lavatório de Mesa Bica Alta - Docol

Bacia convencional vogue plus p-5 -  Deca creme





Banheiro suíte








Bacia convencional quadra - Deca branco







Cozinha



Cuba perfecta - tramontina 





Gostaram? Bjkas para todos.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Banheiro social e suas transformações

Assim como na cozinha e no banheiro da suíte (posts já publicados), neste banheiro não foi diferente, tivemos que transformá-lo para adequar o nosso sonho! As mudanças basicamente foram as mesmas do da suíte. Vejam nas fotos abaixo:

Projeto original:



Deslocamento da porta para ficar com 40cm, com todos os  ajustes necessários da eletricidade e da hidráulica, pois instaremos uma bancada de 120 x 40.




A retirada da janela para instalar uma mais moderna e arejada. Haverá um nicho na parte inferior da janela, pegando de um lado ao outro. Com isso, tive uma ideia de colocar uma lâmpada dicroica, dentro do nicho no canto  direito, aproveitando o ponto de energia que já havia no apê. 






Não vejo a hora de ver tudo prontinho, eita ansiedade!


Fiquem na paz e força sempre!



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Cozinha em construção

Vamos falar sobre a transformação da cozinha, vejam algumas mudanças!

Visão da cozinha pelo projeto original!


visão da porta da sala para dentro

visão da  pia para a porta que da acesso a sala de jantar


Então, tivemos a ideia de deslocar a porta para esquerda e ficamos com um espaço de 60 cm do lado direito da porta como na foto abaixo:

vejam  a diferença da foto acima com a mesma visão da cozinha.

Fizemos isso, para instalarmos  uma bancada tipo L, pois na disposição anterior isso seria inviável, uma vez que o espaço era de 20 cm. Agora iremos aproveitar bem o espaço, pois a cozinha é o cômodo menor do apê. No fundo da foto temos a sala de jantar que antes era um quarto de empregada. Resolvemos transformá-lo em sala de jantar, depois faço um post com a transformação desse cômodo.




Colocaremos uma bancada com pia neste local de 2,60 x 60 cm  e uma bancada de 1,85 x 60 cm, fazendo um  L na cozinha. Nesta parte acima, entrará a cuba da pia e o cooktop. Deslocaremos a torneira para o canto direito que ficara 65cm da parede da janela.

No canto esquerdo, da bancada,  terá um armário de 68 cm de largura, onde ficarão instalados o o microondas e forno a gás.



Olhe os entulhos! como faz poeira e sujeira, né pessoal? Loucura, loucura, rsrs. 


Na foto acima, iremos pôr um ponto de água para o filtro, juntamente com a eletricidade. A janela retiramos para colocarmos outra mais moderna.

Já instalamos todos os conduíte da eletricidade, retiramos pontos e colocamos novos. Nossa! Que trabalhão, mas vale a pena, a recompensa é gratificante.



Então, por hoje é isso pessoal, um grande abraço e força sempre!


domingo, 3 de fevereiro de 2013

Banheiro suite em construção

Banheiro suite e algumas transformações!


Na foto acima, no projeto original do apê, a pia está em frente ao chuveiro para ter espaço para abrir a porta. 





O banheiro é pequeno, medindo 160 x 160, então resolvemos colocar a pia para frente do vaso que terá uma bancada 80 x 40. Para tanto, foi necessário deslocarmos a porta de lugar, acrescentando 30cm do lado esquerdo, como na foto acima.



Retiramos a janela para colocarmos uma mais moderna que será de blindex. E a porta? Como não temos mais espaço para abri-la para dentro, iremos colocar uma de correr do lado de fora.


Teremos nicho, a vedete dos banheiros, rsrs. Acho super prático, perfeito para espaço pequeno, além de ser um charme! Então, ele pegará de uma parede a outra, ideia da designer. Gostei e aprovei. Olhe ele ai em cima!

Por hoje, é isso pessoal! Um forte abraço e força sempre!




sábado, 2 de fevereiro de 2013

Banheiro social

Vamos falar do banheiro social, escolhi para o revestimento da parede o 
Azulejo Risk TP Act 32,5x65,3 - Retificado Portinari 


Para o piso,  


Porcelanato Wood Carvalho 20x100 1231 Rhodes



As pastilhas


Pastilha Petrus marrom GS094 - colortil 30 x 30



Veja o projeto feito pela designer interior








Opinem, bjkas.