quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Curitiba... quarta e última parte. Além de hoje ser dia de festa, pois é meu aniversário!!!

Olá queridos (as),

hoje é o meu aniversário, estou muito feliz e agradecida a Deus por todas as obras e ações que tem operado em minha vida e em minha família. Além disso, agradeço a todos que por aqui passaram e que estão comigo ao longo desses quase dois anos de blog.

Com isso, aproveito para comemorar esta data tão especial, dando continuidade ao meu passeio em Curitiba e  finalizando o meu tour, com intuito de encerrar o ciclo da viagem com vocês, o qual comecei em três postagens anteriores. Quem tiver interesse em conhecer um pouco mais da cidade pode clicar aqui(primeira parte), aqui(segunda parte) e aqui(terceira parte). 

Então, vamos conhecer mais cinco pontos turísticos dessa cidade encantadora, a saber: Mercado Municipal, Museu ferroviário, Parque Tanguá, Memorial Ucraniano e Teatro Opera de arame.

O mercado municipal para quem se hospedar no centro dá para ir a pé e depois embarcar na jardineira, pois existe um ponto de ônibus bem próximo a ele. O ônibus de turismo, a jardineira, não pára em qualquer ponto, somente nos pontos turísticos pré estabelecidos. 



O museu ferroviário é um shopping que tem a exposição do trem maria fumaça, uma graça. Fica localizado no centro, dá para ir a pé, pelo menos do local onde eu me hospedei, andei numa boa. Entretanto, uma corrida de táxi não custa muito caro para quem se acomodar no centro.



O Memorial Ucraniano fica do lado do parque Tingui, com isso o turista conhece dois pontos em um. Pode descer na entrada do parque Tingui e caminhar todo o parque, com uma boa extensão, no final  dele fica o museu. Não descemos nesse ponto, apesar de ser muito bonito, com lago, muitas arvores, transmitindo tranquilidade, mas estava um dia muito frio, achei por bem não parar, pois no meu ponto de vista, para frequentar o local, o ideal seria um dia quente  para  passar um tarde e aproveitar bem e explorar o local.


Memorial Ucraniano

Assim, seguimos na jardineira e descemos na próxima parada, Teatro Ópera de arame, espaço cultural que abriga as mais variadas manifestações artísticas,  integrada à paisagem por meio de sua construção em vidro e tubos de aço, com lago, cascata d’água e blocos de fundação apoiados diretamente na rocha.





Depois, fomos para o parque Tanguá, fica perto do Teatro. Com isso, mais uma vez, em uma descida da jardineira, conhecemos dois pontos turísticos. 

Dica: depois de fazer a caminhada e conhecer o local, cheguei à conclusão que o melhor seria ter descido no parque Tanguá e depois ir para o Teatro, pois, assim, ao invés de subir (porque tem um morrinho), fica mais fácil descer, como dia o sábio ditado "para baixo todo santo ajuda"  rsrsrs. 

O parque tanguá é muito bonito, vale a pena conferir.



A minha maior riqueza, não está 
nos meus bens materiais,
 mas sim, nos meus bens imateriais, 
como o amor, a união, a família, que 
 é Projeto de Deus.

Então, queridos (as), assim termina o meu registro do tour virtual em Curitiba, espero que sirva de alguma forma para nortear o passeio de vocês e cientificá-los que não precisa muito dinheiro para um passeio tão rico como esse, o de conhecer a capital do Paraná que possui uma infraestrutura excelente (comparando com os outros estados do Brasil)  para os curitibanos e para os turistas. Em todos os parque, a entrada é franca. O museu do olho paguei 6 reais, todavia, uma quantia irrisória para tanta emoção e riqueza de material artístico. Existe a Torre panorâmica, outro ponto turístico, que tem uma vista espetacular da cidade, mas não fui, que também é pago, no entanto, o valor não é assustador, uma taxa simbólica. 

Além disso, informo que há outros pontos a serem explorados na cidade, contudo, como dito no início da primeira matéria sobre Curitiba, esse foi o meu ponto de vista da cidade, fiquem à vontade para tirar o que for mais conveniente para montar seu roteiro.

Um super beijo no coração de todos e força sempre!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Curitiba... terceira parte

Amigos (as),

mais um capítulo do meu tour por Curitiba. Então, eu adoro patrimônio tombado. Sou apaixonada por esse tipo de arquitetura do século XVIII. Fico horas admirando os detalhes das casas e imaginando como devia ser trabalhoso, naquele época, com poucos recursos, construir monumentos tão lindos e grandiosos. O taleto do ser humano é fantástico e surpreendente. 

Caminhando pelo centro, em um curto espaço, você se depara (dispara click) com a beleza dessa arquitetura por todos os lados, deixando os apaixonados por essa qualidade de arte em um estado de êxtase e fascínio. Um passeio, no meu ponto de vista, essencial!











Nesse dia, foi domingo dia dos pais, aproveitamos e curtimos a feira no largo da ordem, super famosa, que acontece todos os domingos, para turista e morador da cidade. Vale a pena conferir, meninas, pois tem muitos mimos para a casinha. 

Fomos bem cedo, para depois irmos almoçar, porque, afinal, era o dia dos papais que estavam comigo, meu pai e meu marido. 

Saímos de lá e partimos para o bairro Batel, para almoçarmos e conhecermos a região, pois o bairro, além de ser outra atração da cidade,  é super bonito. Queríamos comemorar o dia tão especial numa churrascaria e o motorista do táxi nos apresentou uma maravilhosa, Batel Grill,  que adoramos a comida e o serviço, perfeitos. 

Com tudo isso, ainda encontramos uma artista global por lá, conferem na foto abaixo, mas não antes das fotos dos artistas principais e fundamentais na minha vida...






Claudia Raia, lindíssima.

"Amor que não se mede, que não se repete,
amor igual ao seu eu nunca mais terei..."

O dia dos pais foi maravilhoso e abençoado, fiquei muito feliz em proporcionar e compartilhar com meu papai, meu marido e minha filhota tanta alegria. Obrigada Senhor por tudo, principalmente pelas nossas vidas e nossa saúde.

Espero que gostem das novidades e aguardem o próximo capítulo dessa viagem espetacular. Super beijo e força sempre!

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Curitiba.... segunda parte.

Amigos (as),

continuando o meu tour em Curitiba sobre a ótica da lente de minha máquina fotográfica. 

Espero que estejam gostando. Vamos lá?

Então, como havia postado anteriormente, para quem não leu no post é só clicar aqui, utilizei ônibus de turismo de Curitiba, chamado também de Jardineira, super eficiente, além de ser uma atração à parte, diria que é outro ponto turístico de Curitiba. 

No nosso segundo dia, fizemos um passeio direcionado para minha filha, pois priorizamos lugares de cunho infantil, com encantamento mágico, como o bosque do alemão,  em que existem a trilha de João e Maria e casa da Bruxa. Vale dizer que o local é muito bonito, tanto serve para criança como adulto, mas no meu ponto de vista,  para quem tem criança é imperdível, ou seja, parada obrigatória, pois certamente tocará na alma e mexerá com imaginário delas que jamais esqueceram a trilha de Maria e João. Fica a dica!

A jardineira irá passar primeiro pelo portal do Bosque de Alemão, logo depois da curva virá  o segundo ponto onde fica Oratório Bach. No segundo ponto que deverá descer. Em seguida aprecia o  Oratório e depois desça a Torre dos Filósofos (não sem antes aproveitar a vista). A trilha começa logo em seguida, momento em que começa ler a história para as crianças na ordem certa (se começar pelo portal, a história será contada de trás para frente). Na descida da trilha, passa pela Casa da Bruxa e chega ao pórtico alemão, local que pegará a jardineira novamente para dar continuidade ao seu tour.


Oratório de Bach




Torre dos filósofos, logo na descida começa
 a Trilha João e Maria.


Trilha de João e Maria corta o bosque e conta, em meio à mata preservada, o conto de tradição oral imortalizado pelos Irmãos Grimm, em doze painéis azulejados. Nos fomos lendo juntamente com ela, criando aquele suspense para montar uma atmosfera lúdica e mágica, com a finalidade de marcar a memória dela e promover esse dia inesquecível para nossa pequena e muito amada filha.




Filhota encantada ao 
ver a casa da bruxa







Feliz e correndo para ler mais a história que 
continua com os portais de azulejos na 
trilha do bosque até a chegada 
do portal do Bosque do alemão




No portal, embarcamos novamente na jardineira e fomos para o bairro Santa Felicidade, pólo gastronômico da cidade, para deliciarmos um rodízio de massas saboroso da culinária italiana, no restaurante tradicional Madalosso, desde 1963, em Curitiba. 

O espaço ostenta bom gosto e gosto bom, com isso me  lembrei de minhas amigas blogueiras, ao deparar com a bonita decoração, muito bem calculada. 

Outro ponto forte do restaurante é o parquinho infantil que até parece uma casa de festas, com diversos brinquedos para alegria da garotada e dos papais, pois além de ver os filhos felizes, ainda podem saborear com calma a refeição, com o conforto de ver seus filhos seguros por meio de uma vidraça que reveste o parquinho. Minha filha ficou tão encantada que não queria mais ir embora.












Quando pensei em viajar para Curitiba, comecei minhas buscas loucas pela net a fim de angariar informações  para aproveitar e explorar da melhor maneira possível  a região e gostei muito das dicas encontradas nos sites, pois me ajudaram muito montar o meu roteiro. 

Por ter gostado tanto dessas valiosas indicações encontradas nos sites, resolvi compartilhar com vocês, leitores, minhas experiências, com a finalidade de que obtenham informações, caso desejem conhecer Curitiba, a partir dessas postagens, para montarem o roteiro mais adequado para sua viagem, pois é muito importante fazer um planejamento com antecedência. 

Então, espero que seja providencial, aguardem cenas dos próximos capítulos,  super  beijo e força sempre!