segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Iluminação e meu projeto luminotécnico trivial da sala de estar

Olá Pessoal!

hoje vou falar sobre iluminação e sobre meu projeto luminotécnico, se é que posso chamá-lo assim, rsrs. Nas  minhas buscas incessantes pela net, descobri algumas informações providenciais sobre as lâmpadas, que me ajudaram a elaborar o meu projeto. Gostaria de opiniões, retificações e críticas, ok? 

Como falei, sou a arquiteta, a engenheira, a curiosa da minha reforma, rs. Então, vou  dividir com vcs  minha experiência nessa jornada.


Vamos lá?

Existem centenas de tipos de lâmpadas no mercado. Dentre dessas inúmeras opções a tarefa é saber qual é a melhor que se adéqua ao seu projeto e ao seu bolso.

Nos meus passeios cibernéticos, encontrei algumas matérias pertinentes, com as quais conseguir montar o meu projeto, conferindo a ele o tipo de efeito que gostaria de obter. 

O primeiro ponto nesse tipo de projeto é ter um bom eletricista, o segundo é preocupar com sua funcionalidade, o terceiro é relacionar o consumo de energia gasto e o quarto é obter sucesso com os efeitos para fins de decoração, sem deixar o ambiente sobrecarregado.


Vejam algumas dicas do site Redação Ig, 03/04/2012

1- Cuidado com o exagero. Lâmpadas muito fortes ou em excesso podem tornar o ambiente frio e impessoal. A iluminação certa deve valorizar o ambiente e trazer conforto visual. 

2- Combinar mais de um tipo de fonte de luz no ambiente é sempre uma boa pedida. 

3- Tente estabelecer uma harmonia entre as questões funcional e estética da luz. 

4- Áreas de trabalho intenso como bancadas de estudos ou da cozinha precisam ser bem iluminadas. O ideal é instalar pontos de luz difusos, com luminárias de, no mínimo, 60W. 


5- Spots instalados estrategicamente ajudam a valorizar um canto ou detalhes do ambiente como uma obra de arte ou um objeto de decoração. 

6- Quebre a dureza de um ambiente com luz centralizada com um abajur ou luminária de chão com lâmpada de diferente intensidade 

7- Invista em lâmpadas LED. Apesar do alto custo inicial, ele será recompensado à longo prazo, pois elas duram muito mais, não esquentam ambiente e são mais ecológicas. 

8- Economize na conta de luz trocando as lâmpadas das áreas de serviço , cozinha e escritório por fluorescentes ou econômicas. 

9- No jardim, aposte em lâmpadas coloridas – amarela, âmbar e verde – para ressaltar a coloração das plantas e detalhes de madeira. 


10- Se for colocar luz dentro da piscina, recorra a uma empresa especializada para que a instalação seja segura e não ocorram problemas futuros. 

11- Invista em um bom projeto de luminotécnica, mas não se esqueça de valorizar também a entrada de luz natural.




Projeto da  minha sala de estar

Croqui desenhado por mim para terem uma ideia

Na sala, em cima do rack,  usarei  duas dicroicas - 35 w - 60graus -  anti-ofuscante  (em cada extremidade) para conferir o efeito de lavar parede. Limito-me a dois pontos, pois tenho receio de prejudicar a visibilidade da tv.



Na iluminação geral usarei Halopar 20 difusa, que dará este efeito.

Fonte da imagem: site Vistosi


No cortineiro iluminado, usarei fita led (cor branca quente que tem o feito amarelado). Nele há possibilidade de outras lâmpadas como: fluorescente tubular com filtro âmbar, mangueira luminosa com luz mais suave. Veja o efeito foto abaixo

Fonte da imagem site: Santos e Santos.

Haverá dois pontos do lado esquerdo da porta que usarei duas dicroicas de 50w - 60 graus para destacar uma tela que colocarei ali.

Projeto da arquiteta Suzy Melo.


Ja no ponto do lado direito da porta, usarei uma halógena R70 - 50 w -  8 graus, para surtir um efeito cênico pontuando um tipo de adorno que ficará em cima de um aparador.


 Fonte da imagem site Obravip.


Enfim, para sala de estar é isso, não esquecendo dos nichos que serão iluminados com lâmpada dicroica, 35w, um capítulo a parte da sala, no entanto a integra também. 

Depois vou colocar meu projeto da sala de jantar, do corredor, banheiro e do quarto do casal. Espero que gostem,  bjkas e força sempre! Ah não esqueçam de dar pitacos.

38 comentários:

  1. Oi, Lu. eu gostei dos pontos de luz, adoro esses que dão destaque a um quadro ou objeto que seja. Também vou colocar aqui em casa. Vou arriscar nas lâmpadas de led. O modelo dos três pontos em cima da tv também fica legal, eu não ficaria com medo, não, pois elas são de iluminação baixa e vc não ia ficar com ela ligada o tempo todo. Uma coisa que eu li nas minhas pesquisas também é que a iluminação amarela (+quente) deixa o ambiente mais aconchegante.
    Então é isso, concordei com vc, hahahaha
    Beijo, beijo, beijo.

    ResponderExcluir
  2. Lucia mas que aula vc nos deu hein!
    Adorei, e vc sabe que eu achava que lampada só diferenciava de forte e fraca e cor quente e fria!!!
    Aff que agora vou ter que correr atrás das certas, pra colocar na sanca da sala.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade eu tb só entendia isso rsrs

      Excluir
    2. Seja bem vinda, obrigada pela visita, vamos trocar figurinha! Bjkas e volte sempre.

      Excluir
  3. Lúcia do Céu... quem precisa de arquiteto quando se tem vc rsrs

    Adorei seu projeto! E a disposição da sua sala é igual a minha...desde o lugar da porta até á disposição dos móveis...

    Tenho várias duvidazinhas rsrs

    1- No caso do seu painel da tv ele terá uma pratileira acima da tv? igual a esse aqui http://suamarcanainternet.com.br/painel-para-tv.html

    2- Essa halopar 20 ela será embutida diretamente no gesso ou ela ficará em um paflon?

    3 - As luzes da parte que fica a tv e que ficará a tela serão embutidas diretamente no gesso?

    Desculpa tantas perguntas... bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, obrigada pelo carinho, mas já te adianto de antemão que isso não é nem a ponta do icerberg do mundo de iluminação. Para se ter uma idéia, há um curso de graduação que se estuda 4 a 5 anos para ser formar um Engenheiro elétrico, pense nisso? rsrs.

      Mas como falei, comecei a fuçar e preparei meu projeto trivial ou seja bem basicão.

      Primeiro passo é você ter em mente qual tipo de lâmpada você quer para sua casa, por exemplo, existem centenas, mas vou colocar duas opções, dicroica comum e Led. Vale ressaltar que os modelos led são os mais caros do mercado, porém você irá economizar muito na sua conta de luz, pois o consumo dessas lâmpadas são mínimos, à guisa de exemplo, comparo, uma lâmpada comum dicroica de 60w, gasta-se mais do que uma lâmpada de Led de 6w, entretanto o efeito de iluminação é o mesmo entre as duas lâmpadas, entendeu?

      Outro ponto é: uma lâmpada de 60w esquenta o ambiente, imagine então colocar várias com essa potência, ficará insuportável, mesmo que seja para causar aquele efeito lindo quando as visitas chegarem, rsrsrs.

      Temos algumas diferenças que são importantes em termos de lâmpada, para quando for à loja de iluminação a fim de comprar os apetrechos da iluminação não se esqueça dos termos para não ser enrolada pelo vendedor, quando chegamos lá falando os termos técnicos, eles pensam que sabemos muito, rsrsrs:

      kW - que dizer em relação ao consumo que gastará de energia, quanto maior kW mais energia se gasta, se consome. Por outro lado, a lâmpada esquenta mais, pois luz fica mais potente, produzindo mais energia.

      Lâmpada branco quente x fria – quer dizer que “quente” tem um tom mais amarelado deixando o ambiente mais aconchegante e fria tem um tom bem branco deixando o ambiente mais claro. Não tem nada ver com o calor que produz.

      Grau: significa o tipo de foco que você quer produzir, se o ângulo for de 60º graus será mais aberto, caso o ângulo seja de 8º graus, o facho será mais fechado, conforme na última figura. Esse tipo de ângulo serve para dar destaque em algum objeto importante na sala ou em outro lugar que você queira valorizar.

      Voltagem - que dizer se a lâmpada já tá apta para ser instalada diretamente na eletricidade da voltagem de sua casa, tipo 110v ou 220v. Existem diversas lâmpadas já com a voltagem 110, contudo o brilho não é muito intenso, há uma diferença brutal. O ideal seria você comprar uma lâmpada de 12v e um transformador para adequá-la a sua rede elétrica. Há lâmpadas que não existem em 110 ou 220, para tê-la no seu projeto é necessário um transformador. Vale lembrar que o transformador dependendo da potência só servirá para cada lâmpada, ao menos que ele seja em uma potêncial alta que comporte duas lâmpadas, contudo as duas lampadas juntas não podem ultrapassar a potencia do transformador, exemplo, você tem duas lâmpadas de 30w e o transformador só suporta 50w, não poderá colocar duas lâmpadas nele. Agora ele suporta 80w, você poderá tranquilamente coloca duas lâmpadas de 35w a fim de transformação. Dependendo do custo x benefício, vale a pena pagar um pouco mais caro pelo transormador e colocar duas lâmpadas ou três em um só.

      Além disso, você terá que comprar os spots para embutir suas lâmpadas no gesso e para cada tipo de lâmpada haverá um spot diferente. Todas as citadas poderão ser embutidas ou sobrepostas.

      Dê uma lida na matéria da revista Claudia: http://casa.abril.com.br/topicos/iluminacao

      Bjkas e espero ter contribuído um pouco para seu projeto. Caso tenha mais alguma dúvida, não hesite em me acionar, se souber terei maior prazer em ajudar. Fique na paz.

      Excluir
  4. Ola Lucia, parabens pelo seu Blog. Esse tema muito me interessa, porque daqui uns dias começarei essa etapa de iluminaçao e sempre curto novas ideias. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kléber e Josy, sejam bem vindos. Que bom que gostou, estou lá e você cá, vamos trocas nossas experiências. Obrigada por vir me visitar. Abraço.

      Excluir
  5. Oi Lu!
    Muito bom o post... amei sua idéia!!
    A iluminação no cortineiro é tudo de bom...
    Ainda não cheguei nessa etapa, mas já está na hora de correr atrás de informações!
    Beijos, fica com Deus!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazi, obrigada pelo carinho. A ideia do cortineiro é realmente muito bonita. Quando começar buscar informações sobre o mundo luminotécnico, irá perceber como é complexo. Até o momento foi a parte mais difícil para mim, tendo em vista que não tenho mão de obra técnica qualificada para me orientar e acompanhar nessa tarefa. Toda minha explanação acima, não chega a 5% da literatura da engenharia elétrica. Viajando sobre o tema, encontrei projetos com automação, do tipo: inúmeras lâmpadas embutidas, com cores diferentes, entre outros, ai vc escolhe o tipo de efeito que quer produzir, é só apertar um botão que produz um efeito, aperta outro, produz outro efeito e assim sucessivamente. As portas, cortinas abrem e fecham por meio do controle, um mundo lindíssimo. Bjkas e fique na paz.

      Excluir
  6. Ou Lu, obrigada pela sua visita la no blog, é um prazer ter vc por lá viu!
    eu amei seu projeto de iluminação, eu adoro essas fitas/ mangueiras de LED, ficam um luxo!
    bj grande!
    Paty do coisasdequemtemcasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, seja bem vinda! Gostei muito de ter ver por aki. Obrigada pelo carinho e volte sempre. Bjkas.

      Excluir
  7. Oi Lu.... Adorei seu projeto e confesso que fiquei preocupada com minha casinha... não entendo de nada disso ... e só sei que vai ficar linda sua sala ... mas não conheço nada... Aff... vou recorrer a vcs vizinhas para criar meu projeto... é muita coisa... uii... da até medo. ... Bjokass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deby, obrigada pela carinho. Então, não fique preocupada, pois o projeto que fiz não tem muita ciência. Você com um bom eletricista fará tudo direitinho, é necessário conhecer um pouco de tipo lâmpada e o efeito que cada produz. Ai, escolhe e pede para o profissional executar. Mas estarei por aki, pode perguntar a vontade. Bjkas e fique na paz.

      Excluir
  8. Oi vizinha!
    Ficou bem bacana o seu projeto luminotécnico.
    Apesar do LED ser caro, vou tentar colocar o máximo possível lá em casa... pois a gente acaba ganhando ao longo prazo.

    Vou adicionar o seu post nos meus favoritos para seguir as suas dicas na hora de comprar as minhas lâmpadas.

    Bjs e amei o post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vizinha, obrigada pelo carinho! As lâmpadas LED são as melhores em todos os sentidos, vale a pena investir. Bjkas e fique na paz.

      Excluir
  9. Puxa... uma aula de iluminação! Gostei! Acho inclusive esse ponto que vc mencionou sobre o tom da luz no caso da fita de led... faz toda a diferença uma luz mais amarelada ou mais azulada em um ambiente... Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Francine, seja muito bem vinda. Obrigada por fazer parte do meu mundo :)! Alguns modelos de fita led vem com várias cores e um controle remoto que, dependendo do nosso estado de espírito, pode posicionar no tom que mais nos convir. Bjkas e volte sempre!

      Excluir
  10. Muito bom o post, adorei as informações. Também adorei seu projeto.
    Obrigada pela visita no meu cantinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela matéria, digna de uma revista de arquitetura! Depois do projeto executado ficará muito legal. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, vc estudou!!!! Preciso de vc lá no ap, tá cobrando qto?? rsrsrs!!
    Bjaooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda, pesquisei bastante, até baixei um apostila de luminotécnica de um professor da USP, só deu para entender a parte literária, os cálculos muito complexos, rsrsrs. Mas se eu tivesse aptidão para área exata, daria para fazer todos os cálculos, ai sim, ficaria um estrondo, rsrrsrs. Tal apostila é sinistra, rsrsrsrs. Bjkas.

      Excluir
    2. Ahahahahha, eu imagino!!!! Essas coisas são super complexas né??????

      Excluir
  13. Nossa, arrasou! Deve ter ficado dias estudando as estrategias de lampadas hein! Adorei! Bjaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.... quando não se tem dinheiro, o jeito é estudar, rsrsrs. Contudo, nada suplanta um profissional, entretanto, dá para ficar bonitinho! Bjkjs e obrigada pela visita!

      Excluir
  14. Lu,
    Deixei uma TAG p/ vc
    http://sonhando31.blogspot.com.br/2013/02/tag-11-coisas-sobre-mim.html
    Bjooo

    ResponderExcluir
  15. Lu, acho que você arrasou no seu projeto luminotécnico. Está expert!!Só uma dúvida, porque não usou minidicróicas nas paredes que você quer dá o efeito de lavar a parede? Eu usei as mini! Ainda não terminei, quando concluir vou postar as fotos para você ver o resultado! Se você quiser posso te mandar o meu projeto por e-mail pois só tenho em PDF

    beijo beijo
    Gabi
    ondeagenteseesconde.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaby, acho que com a lâmpada de 4W surtirá esse efeito, pois existem vários tipos de lâmpadas, inclusive a minidricróicas, eu optei por essa que expus acima. O tom dela é branco quente para proporcionar o aconchego. Gostaria que você me enviasse o seu projeto, ficaria muito feliz. Mande para o meu e-mail: marray10@yahoo.com.br. Desde de já agradeço o carinho e a preocupação, essa troca é sempre positiva. Bjkas


      Excluir
  16. Lu,

    Estou na dúvida quanto ao ângulo das lâmpadas minidicróicas que vou usar...vi que você usou 60graus ..o que você pensou quando escolheu esse ângulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, então esse projeto fiz antes de encontrar um lugar bem mais em conta para comprar as famosas lâmpadas led's. Agora, substitui todas as lâmpadas mencionadas nesse projeto por led, com exceção a R70, 50w, ângulo 8º graus.

      O grau confere o foco que queremos promover em cada proposta, para surtir um dado efeito. Exemplo, a lâmpada R70 possui alguns ângulos, 24º, 8º, entre outros (foto da lâmpada no post dos acessórios comprados para a concretização do projeto luminotécnico, verificará que ela tem um designer diferente das outras). Caso queira destacar, ou pontuar, um objeto, veja a figura acima na mesa de centro, ela incidirá com uma faixo fechado e iluminará somente aquele ponto não abrindo luminosidade em todo o ambiente, enaltecendo a peça em destaque e conferindo efeito cênico. Outro exemplo, a lâmpada com a abertura em 60º graus possui um faixo bem grande, mas amplo, assim ao lançar mão de uma lâmpada com esse grau, você terá um foco mais aberto, como coloquei na foto que ilumina um quadro na parede. Quando pensei nisso, foi para produzir um efeito com luminosidade maior, porém focada em uma tela maior que exibirei na minha sala, e para tanto, não posso usar uma lâmpada com faixo menor que esse, pois caso contrário, a tela não será iluminada como eu desejo.

      Então, o que entendi, em minhas buscas doidas e autodidática, foi exatamente isso, ele serve para ornamentar seu ambiente produzindo o efeito decorativo, com a função de focar um dado objeto, dependendo do gosto de cada morador.

      Agora, mudando de um pólo para outro, mas não fugindo da temática, recebi o seu projeto, contudo, por não ser formada na área, para a leitura da planta há necessidade de conhecimento técnico que não possuo. Entretanto, agradeço de coração o carinho de me enviar seu projeto.

      Espero que o que teci acima, esclareça a sua dúvida, caso contrário, não hesite em me acionar, para continuarmos trocando as informações.

      Bjkas flor e ótima semana.

      Excluir
  17. oi eu so britto eu trabalho nessa area ja fiz bastante decoraçao de gesso eu indico as duas sanca aberta ou fexada qual quer uma vai dar ourto abiente pra sua casa em questao da poeira dar sim poeira mais infelismente as pessoa so reclama, por com o aspirador e bem pratico nao passe pano molhado e outra com a fita led nao dar mais a quela musquitaiada por que a led e fria eu recomendo seu anbiente vai ficar bem charmoso....

    ResponderExcluir
  18. Oi Lucia, estamos pesquisando para a iluminação da nossa casa e encontramos seu site. Adoramos!!!

    Depois da uma passadinha lá na nossa obra para conhecer nosso projeto!!

    Bjus Cláudia
    https://swissparkgastandopouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. .adorei .ler. teu conteúdo. esta. em .casa. na quarentena .sem .fazer .nada .resolvi. entra .em alguns blogs .para ler amei o teu blog.

    ResponderExcluir
:-/ :-O X( :7 B-) :-S ( ) :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Recados, uipiiiiii!! Super, mega, hiper, ultra felizzzzzzzz! Obrigada pela visita, assim que puder, responderei. Volte sempre!