sexta-feira, 3 de maio de 2013

Direito do consumidor, mais um capítulo dessa novela!

Olá Amigas (os) virtuais,

o motivo deste post é sobre o direito do consumidor, porque eu fiz uma compra do mercado livre dos ralos clic e por pouco não tive que entrar com uma ação judicial contra o site hospedeiro, por má fé do vendedor.

Depois de algumas trocas de e-mail com o vendedor que estava irredutível em cumprir com o acordo firmado, acionei o Mercado livre para dirimir o meu impasse que forneceu um número de protocolo, informando que havia passado a reclamação para o vendedor e  se ele não resolvesse o problema  até o dia 05/05, teria que entrar em contato com a central novamente. 

Para minha alegria, hoje, dia 03, recebi um e-mail do Mercado informando que o vendedor havia despachado meus produtos pelo correio, além de informar o número do rastreador.

Mais uma vez, bato nessa tecla, para que meus leitores e seguidores não ficarem inertes em situação em que nossos direitos são violados.

Narrarei o episódio abaixo para que, de alguma forma, sirva de exemplo para um de vocês, caso venham precisar usar desse recurso. Espero de coração que na vida de vocês não aconteça esses tipos de aborrecimento, contudo, infelizmente, onde há ser humano, existem a faceta da desonestidade e da má fé, sobretudo na relação em que há o envolvimento de dinheiro.

Vamos lá....

Procurando pela net um lugar que vendia o tal ralo, encontrei no mercado livre, então, antes de efetuar a compra, indaguei ao vendedor sobre a possibilidade de um desconto no frete, tendo em vista que não ia comprar somente um ralo. Então, ele disse que sim e que me daria um desconto de 25 reais. Com isso, não pensei duas vezes, efetuei a compra. Passaram dois dias, fiz uma pergunta se ele havia postado, se sim, gostaria do número do rastreador. Então, ele me respondeu que faltava eu pagar o valor do frete de R$ 25,00. Indignada, perguntei se ele havia esquecido do combinado. Ele pediu para eu lembrar o que tinha sido combinado. A  minha sorte que toda negociação estava registrada na página do site, no meu login, logo copiei e colei as minhas perguntas e as respostas dele e enviei. O vendedor me respondeu "tudo bem", pois havia postado o produto, e o rastreador iria me mandar por e-mail. Esse diálogo foi feito na página de perguntas ao vendedor que fica no site, antes de efetuar compra. Por má fé respondeu que tudo bem, para os outros leitores não ficarem desconfiados dele, pois diante do que havia postado, estava claro o combinado.

Passando um dia, visualizo o meu e-mail, há uma mensagem do vendedor, solicitando para eu pagar o frete de R$ 25,00 reais  no mercado pago, recusei na hora. Logo, em seguida, escrevi um e-mail para ele, por sorte, ele estava "on" e me respondeu dizendo que só iria mandar os produtos se eu pagasse o frete. Eu insisti, dizendo que não, pois não foi o combinado. Ele retrucou que só encaminharia os ralos se eu pagasse o frete, ou então, se eu preferisse, poderia devolver o meu dinheiro. Eu disse que não e que ele estava equivocado, pois não era dessa forma que funcionava a relação, pois havia uma lei que resguarda meus direitos. 

Ai, peguei a lei do direito do consumidor e informei a ele qual seria o verdadeiro procedimento, vejam o que a lei taxa:



Irei direto ao artigo que me interessa nesse momento, contudo a lei na íntegra está no endereço acima, para fins de consulta, vale a pena ler e conhecer nosso direito, pois é uma das leis que mais necessitamos no dia a dia, sobretudo nesse momento de inúmeras compras que necessitamos efetuar, a fim de concretizar nosso sonho.


     Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:
      I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;
      II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;
    III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.


No e-mail coloquei o artigo acima, dizendo que não queria a devolução do dinheiro, pois o direito me tutela escolher a forma que melhor atende ao meu interesse como consumidora, diante da negociação não efetivada por parte do comerciante, sobretudo por má fé.

Contudo, ele ainda resistiu, não restando outra alternativa, a não ser mandar um e-mail para a central de reclamação do Mercado livre.

Onde eu quero chegar?

Não importa quem é o vendedor, se tem boa qualificação ou má qualificação, o que interessa é que o responsável pela negociação é o Mercado Livre, caso o vendedor não tivesse encaminhado o produto, a ação seria ajuizada contra o mercado livre, pois, ele é o responsável por hospedar os vendedores e garantir uma reputação ilibada nos negócios. Assim, quem teria que me pagar pelos danos materiais e morais, seria o mercado livre, entenderam?

Contudo, antes de chegar nessa etapa extrema de atravessar uma ação, deverá haver contato com o responsável do site na central de relacionamento ao cliente, registrar queixa, caso ele não resolva, ajuíza uma ação contra ele. Para tanto, é necessário guardar todos os e-mail, como já falei aqui em outro post, que é um instrumento de comunicação probatório fidedigno e extremamente necessário dentro dessa relação comprador e vendedor, não restando dúvidas que tentamos negociar de todas as formas para dirimir nosso impasse, gerando o efeito para nós da chamada boa fé.

Assim que os ralos chegarem, postarei fotinhas para vocês verem. Em relação às cantoneiras, lembram? então, elas já estão no apartamento, o técnico irá instalá-las semana que vem.

Viu, como foi fácil, não precisamos nem acionar a justiça, somente com uma pressão psicológica e mostrando que sabemos do nosso direito que os responsáveis dos estabelecimentos rapidamente tentam resolver o impasse ou entrar em um acordo vantajoso para o cliente. 

É isso pessoal, fica mais essa dica, espero que sirva de exemplo. Bjkas e força sempre para lutar pelos nossos direitos, até breve com mais notícias do cantinho!

24 comentários:

  1. Oi Lucia, que chato isso né??Graças à Deus que os meus ralos chegaram bem direitinho, mas o vendedor tem loja física e site.Já efetuei algumas compras pelo mercado livre e deu tudo certo, acontece que existem pessoas que querem te vender de qualquer forma, e acabam deixando o cliente insatisfeito.É uma pena que eles não prezem por um atendimento de confiança, uma pena mesmo!bjs e não deixe de postar as fotos quando os lindos ralos chegarem!Dani
    http://minhaminimansao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, obrigada pela participação. A ma fé é uma condição humana, então, o que podemos fazer quando encontramos um tipo de comportamento desses pela frente, a melhor maneira de combater é informar nossos direitos, infelizmente, a lei existe, somente porque o ser humano age dessa forma leviana, logo, lançamos mão dela para atacar os picaretas. O importante é sempre não permitir que nossos direitos sejam renegado e marginalizado. Bjkas e ótima semana.

      Excluir
  2. Oi Lu!! Sempre é bom saber exatamente os nossos direitos, pois tem muita gente de má fé por ai, principalmente ML. Faço bastante compras or este site, até hoje graças a Deus não tive nenhum problema.... que bom que sua questão foi resolvida... agora é só aguardar se os ralos vão chegar certinho!
    Beijo, boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, pois é...estou aguardado ansiosamente os meus ralos, espero que cheguem todos direitinhos. Bjkas e obrigada pelo apoio.

      Excluir
  3. Ótima informação, Lucia! Eu nunca tinha pensado em acionar o Mercado Livre por problemas com um anunciante de lá... sempre achei que um não tinha nada a ver com o outro, mas o que vc disse faz todo o sentido!
    Que seus ralos cheguem bonitinhos e em breve!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, por isso que fiz questão de postar em relação ao ML, pois muitas pessoas se preocupam com a qualificação do vendedor. Contudo, o grande responsável por isso é o ML, pois ele que é a pessoa garantidora do bom negócio. Antes de filiar algum pretendente ao cargo de vendas, tem que se fazer uma pesquisa, verificar a idoneidade do candidato, para depois, habilitá-lo para atender os consumidores. Fico feliz por ter contribuído de alguma forma.

      Bjkas, flor, obrigada pela torcida e ótima semana.

      Excluir
  4. Oi Lu!
    Apoiadíssima!!!
    Primeiro entramos em contato numa boa, se não houver retorno ou desinteresse do vendedor, dai temos que partir para afronta, que nesse caso você se saiu muito bem!! E que bom que deu tudo certo para não ser necessário uma ação judicial! Afinal, todo mundo foge de incomodação, dependendo do que for até prefiro ficar no prejuízo financeiro do que ficar num prejuízo bem maior com meus nervos, kkk
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazi, obrigada pelo apoio, flor. Uma situação nada confortável essa de ter que brigar pelo nosso direito, às vezes eu fico cansada e desanimada, contudo é um mal necessário para os pilantras não tirarem proveito das pessoas de boa fé. Bjkas e ótima semana.

      Excluir
  5. Obrigado pela informação Lú, é bom para ficarmos precavidas, e que bom que tudo se resolveu. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rô, foi exatamente por isso que fiz questão de fazer esse post, a finalidade é somente para conscientizar dos nossos direitos. Muito bom que gostaste. Bjkas, flor.

      Excluir
  6. Nossa, já comprei muito no ML, espero nunca passar por isso...mas se acontecer, já saberei como agir. Obrigada Lu! Depois mostra os ralos! Bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katita, isso mesmo, tomara que você nunca passe por essa saia justa, contudo, caso aconteça, não titubeia, faça valer seus direitos. Bjkas, flor, e ótima semana.

      Excluir
  7. Bom dia madrinha!!!
    Fiquei bege!
    Nunca comprei no Mercado Livre e espero que no dia em que precisar nada disso aconteça.
    E se vier a acontecer, já sei graças a você como proceder!
    E tô mega curiosa para ver os ralinho viu?
    Beijocas e um excelente sabadão!!!

    A REFORMA DO APÊ 504

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cemárly, pois é, não fique com receio de comprar lá não, caso goste de algo, compre sem medo, contudo, guarde toda a negociação com o vendedor e caso seja necessário, proceda conforme explanei acima. Espero que não tenha esse dissabor em tua vida. Bjkas e ótima semana.

      Excluir
  8. Oi, Lu. Li agora seu post. Assino embaixo tudo o que vc falou, temos que mostrar que não somos leigas no assunto. Mas têm determinadas coisas que, infelizmente, temos que deixar pra lá, como foi no meu caso. Dei o adiantamento da minha grade da área de serviço, R$ 200,00, e quando vieram entregar, não ficou do jeito que tínhamos combinado e simplesmente disse que não ia querer a grade. Então, o cara falou que faria outra e eu disse que não, que queria meu dinheiro de volta. Na verdade, não queria mais nenhum relacionamento com esse tipo de gente, desonesta. Ai, ele falou que depositaria no número da conta que dei a ele. Vc acredita que ele ligou falando que ia depositar 8X de 25,00? Que era assim que ele ia fazer e ponto. Fiquei com muita raiva. E acredite, ele depositou só uma vez. Com tanta gente matando por nada nesse mundo, não dando valor à vida, preferimos deixar pra lá, pois ele veio aqui em casa, viu minha cara , do meu esposo, do meu filho. Sabia meu endereço. Ele que fique com a consciência dele e a má índole de um péssimo profissional. Acho que até já te contei essa história. Se já, desculpa aí, amiga, hahaha.
    Mas enfim, desejo toda sorte com os seus ralos, que eles cheguem perfeitos e que não ti dê mais problemas. Ainda bem que vc não olhou para cara do cara, como eu tive que olhar para o salafrário aqui em casa, rsrs.
    Ansiosa para ver os ralos lindos.
    Beijão, querida. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deby, obrigada pelo apoio. Assim que chegar os ralos, postarei eles aqui para fechar esse ciclo, uma vez que deixei vocês preocupadas, flor.

      Então, em relação ao problema que você teve, muito chato isso, contudo, para garantir a segurança da família você escolheu uma posição muito sábia, pois não estamos dentro do sentimento, nem do tipo de maldade que cada pessoa é capaz de executar. Brigar com empresa, pessoa jurídica, sem dúvida alguma, é muito fácil, pois além de terem dinheiro, elas não querem perder a transação, nem o cliente que rendem muito dinheiro para seus negócios. Por outro lado, brigar com pessoa física, ai, tudo muda de figura, pois temos que pensar muito bem, já que o mundo está tão violento e cheio de maldade.

      Bjkas e ótima semana, flor.

      Excluir
  9. Lu querida, sempre nos incentivando a buscar nossos direitos!!
    Obrigada por sempre nos ensinar algo diferente!!!!
    Bjaoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, nunca devemos desistir de buscá-los, existem muitos falsos espertos querendo se dá bem nas costas dos outros. Ficamos de olho! Obrigada pelo carinho e bjkas minha flor.

      Excluir
  10. Oi Lu, ta td bem? Tenho sentido falta de vc, rs

    bjks e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,

      minha flor, tô bem e por aqui. No mês passado estava de licença prêmio no trabalho por isso que estava com freqüência no cantinho de vocês. Retornei ao trabalho e aí já viu né? Pela manhã corro e levou minha filha para creche, depois vou trabalhar, quando retorno passo na creche e a pego e venho para casa com o maridão. Chegando aqui tenho outras tarefas para executar e super cansada, quando olho só vejo a caminha, rsrsrs. Mas vou me organizar para dar atenção ao bloguito, bjkas flor, obrigada pelo carinho e preocupação.

      Excluir
  11. Espero que dê tudo certo. Fica a dica caso venha acontecer com uma de nós.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. oi Lu, achei seu blog e estou adorando comecei agora a construção da minha casa e tb sou aqui do RJ, muito bom pq posso pedir varias dicas pra vc!! Inclusive dos ralos que li sobre o aconteceimento, mais fora isso eles são bons? valem realmente a pena? me passa o link, bjus
    http://projetolardosvilela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Pessoal,
    Gostei muito das elaborações que fizeram por aqui. Aproveito para convidar a todos para conhecer o Ralo Elegaance, que inclusive foi selecionado para a 2a etapa do Prêmio do Museu da Casa Brasileira. Não é um ralo clic, mas sim, um ralo de aço inox (e não de zamac), com desing inovador e belíssimo. Vejam em http://www.mozaik.com.br/#produtos/linha/45
    O Elegance foi desenhado para trabalhar acoplado à caixas sifonada e o Ralo Box para ficar dentro da área de banho. Espero que gostem. Abraços, Rogério

    ResponderExcluir
:-/ :-O X( :7 B-) :-S ( ) :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Recados, uipiiiiii!! Super, mega, hiper, ultra felizzzzzzzz! Obrigada pela visita, assim que puder, responderei. Volte sempre!