sábado, 25 de maio de 2013

Nicho de alvenaria, um capítulo a parte na decoração!

Olá, vizinhas (os)!

Hoje, explanarei sobre o nicho da sala,  a forma como fora construído e o projeto para sua concretização.

A parede que separa a sala de estar com a de jantar, inicialmente, pensei em quebrá-la, depois fiquei insegura, pois já havia quebrado uma parede que era um quarto de empregada para ampliar a sala de jantar, veja neste post I

Fiquei matutando o que poderia fazer na tal parede, para não ficar sem graça e ocupar um espaço que poderia ser retirada, a fim de promover amplitude na sala de estar, integrando a sala de jantar. 

Então, tive a ideia de construir um nicho como tinha visto no site da nossa querida blogueira Kelly, do blog Realizando Reforma, uma casa linda, recheada de bom gosto e de excelentes ideias, vale a pena conferir!  Logo, diante de que os meus olhos miraram no blog dela, não titubeei, copiei os modelos para mim, rsrsrsrs.

Primeiro passo, visualizei o dela e fiz um croqui no papel, calculando as medidas da minha parede. Após, rascunhei  na parede




Segundo passo, foi quebrar a parede





Terceiro passo, foi pensar na eletricidade para embutir os spots. No meu caso fui feliz, porque, quando quebrou-se o nicho, fora encontrado, por sorte, um conduíte inutilizado por dentro da alvenaria. Com isso, aproveitamos esse ponto para fazer toda a iluminação no nicho. Contudo, para quem não tiver a mesma sorte ou construir a parede, deverá pensar nesse detalhe antes de construí-lo.



Quarto passo, foi pensar como revestir o nicho, há várias formas, como por exemplo, em gesso, reboco, madeira, entre outros. Eu optei por madeira, vejam





Quinto passo, será emassá-lo, pintá-lo, podendo revesti-lo de espelho, de papel de parede, entre outros. Nesse caso, poderá abusar da imaginação e das inúmeras inspirações que podemos encontrar nesse mundo cibernético encontrado nos sites de designer de interior ou nos blogs amigos.

Para concluir o meu nicho, gostei muito do modelo que encontrei no exemplar que comprei da revista minha casa desse mês, ou seja, revestir toda a parede em papel de parede  em harmonia com a cor da sala e colocar espelho no fundo do nicho, a fim de dar destaque a esse lugar,  vejam




Outra inspiração de nicho que encontrei na net revestido de espelho



Amigas (o), gostaria de ideia, o que acham dessas? Gostaram? ou teriam outra para apresentar, ficarei feliz, pois vocês sempre me ajudam muito com os seus pitacos, uma vez que consigo resultado bem legal, quando tecem suas opiniões, já que não detemos todo conhecimento do mundo, unindo cada ponto de vista, angario informações e consigo sempre um excelente resultado para enaltecer ainda mais o meu cantinho. Assim, conto com todas (os).

Bjkas e aguardo sugestão.

36 comentários:

  1. Ai Lú que tudo essa idéia! Amei Amei! Comcerteza será a cereja do bolo na sua sala..vai ficar lindo! Parabéns!! Olha gostei mais sem o papel de parede pois assim você pode abusar mais nos demais itens de decoração. A não ser que você ponha um mais neutro...beijos Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, obrigada pelo carinho, parece que ficará bem legal mesmo, espero que sim. Com a opinião de vocês, pensei melhor, será melhor sem o papel de parede. Ficarei com os espelhos. Bjkas, flor.

      Excluir
  2. Oi Lu!!!
    Esse último com espelhos é um luxo!!!
    Amei e vai ficar lindo!!!
    Bjos...

    ResponderExcluir
  3. Lu como vc fala bem meninaaaa... qual a sua profissão?... seus posts são ricos em palavras corretas... quem me dera ser assim um dia..ssrs muito dificil ver isso hoje em dia.. parabéns...
    Voltando ao assunto.. a casa da Kely é mesmo um show.. sempre adoreiiii o blog dela... e vai ficar lido seus nichos... gosto mas sem papel de parede.... daí ele destaca muito mais...
    Beijos e bom final de semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, minha flor. Obrigada pelo carinho.

      Eu sou funcionária pública, do setor do judiciário. Formei-me em letras, contudo nunca exerci o magistério.

      O nicho ficará bem legal. Ficarei com a opção de colocar somente os espelhos. A Kelly tem muito bom gosto. Então, roubei a ideia para mim, rsrsrs. Bjkas

      Excluir
  4. Lindos!!! Imagens inspiradoras! E os seus vão ficar lindos, com certeza! Bjos!!

    ResponderExcluir
  5. Lucia adorei os nichos e acho os com espelho o máximo!!!bjs Dani
    http://minhaminimansao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Lu, essa sala ta enorme!!! E vai ficar lindaaaaaa! Tb to com projeto de criar uma parede de gesso com nichos pra fazer um bar e essa sala da Keli é muita inspiradora... e a sua tb vai ficar! Prefiro tb sem o papel e com espelhos! Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kátia, obrigada pelo carinho. Decidi, não vou colocar papel de parede nesse área da sala. Se fizer, talvez coloque na entrada do lado esquerdo, em que ficará meu aparador. Bjkas, flor.

      Excluir
  7. Lú, achei linda as primeiras fotos, com papel de parede e os nichos espelhados. Chiquérrimo!
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lu. Achei o modelo com espelhos lindo. A ideia de revestir de papel tbm é legal, mais cuidado para não ofuscar os nichos, eles que devem ser o destaque.
    Beijo, beijo, beijo.
    Adoro esse bonequinhos, rsrs. :D :P ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deby, acho que será melhor sem papel de parede, vou ficar somente com os espelho. Os bonequinhos são engraçadinhos, neh :-bd.

      Bjkas, flor.

      Excluir
  9. Oi Lu querida!
    Seus nichos ficarão maravilhosos!!!
    Para quem não tem esse ponto de luz, uma boa idéia para iluminar os nichos é colocar fita de led!
    Se sua casa for um estilo mais romântico, o papel de parede ficará perfeito, mas se for um estilo mais moderno ficará lindo somente com espelhos!!
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazi, obrigada pela presença sempre constante aqui no bloguito. Então, a fita led é fantástica e ficaria lindo nos nichos. Acrescento que é uma excelente opção, além de não precisar confeccionar o buraco para os spots, sendo necessário apenas o ponto de energia. Nos meus nichos, usarei as lâmpadas led em tom quente, para imprimir um clima aconchegante. Em relação ao papel de parede, ficarei somente com os espelhos. Bjkas, flor.

      Excluir
  10. Ola Lu,

    Gostei demais dos ninchos!!!
    Sua sala ficara show de bola.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  11. Vai ficar lindo!!! O bacana é que colocando espelho dá impressão de ser uma passagem pela parede, quando na verdade não é!
    Pena que no meu apê não rola :(
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, é verdade, surti esse feito que fica bem legal. Um grande beijo.

      Excluir
  12. Achei linda a inspiração do nicho com espelho. Adorei sua ideia ficará linda sua sala.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucia,
    Bem legal! Vai ficar lindo.
    Vou querer ver o resultado.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, obrigada pelo carinho, assim que ficar pronto, socializarei com todas. Bjkas.

      Excluir
  14. Vão ficar lindos os seus nichos. Só com espelhos atrás ficarão glamouroso, tipo a última foto que mostraste neste post.
    Esse papel parede é muito graúdo para meu gosto. Prefiro uns mais neutros ou com estampinhas pequenas. Mas, tenho certeza, que ficará o "must".
    Obrigada pela visita e continue assim bem beijoqueira como falaste no meu post....rs.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, obrigada pela dica, você tem razão. Bjkas e ótimo final de semana.

      Excluir
  15. Oi achei seu blog e adorei os nichos! você pode me fala as medidas que você usou? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, lia, seja bem vinda ao cantinho. Acabei de ler a sua mensagem, irei tirar as medidas lá no apê, depois postarei aqui para você. Fique acompanhando.

      Excluir
  16. Oi Lucia, achei seu blog só agora, mas estou gostando muito dele. adoro nichos, acho super práticos além de muito funcionais...
    parabéns...
    beijoss

    http://guriadecor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Lucia, boa noite!!

    Gostaria de tirar uma duvida com vc, eu estou fazendo uns nichos no meu banheiro de alvenaria e gostaria de saber como colocar iluminação dentro deles?

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Nooooossaa! Que ideia maravilhosa!!!! Parabéns!!!!!/

    ResponderExcluir
  20. Qual tamanho da profundidade no nicho. queria fazer um no meu banheiro.

    ResponderExcluir
:-/ :-O X( :7 B-) :-S ( ) :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Recados, uipiiiiii!! Super, mega, hiper, ultra felizzzzzzzz! Obrigada pela visita, assim que puder, responderei. Volte sempre!